Hipnose clínica
A hipnose nada mais é do que o atingir um estado alterado de consciência.
A pessoa em hipnose não está a dormir, somente está focalizada numa visualização mental que pode não ter nada a ver com o que a rodeia na altura. É como que um estar aqui, mas não está …
A hipnose clínica não é criar um estado de despersonalização no paciente, é algo mais puro e profundo …
A hipnose clínica não é igual á hipnose espectáculo, é totalmente diferente … infelizmente, muitas pessoas têm uma ideia errada sobre isto.
Enquanto a hipnose clínica visa o relaxamento e o bem-estar da pessoa, a do espectáculo visa acção, movimento e outras vezes, à alteração dos sentidos.
A hipnose é sempre permissiva da nossa parte, por isso é que é uma auto-hipnose.
Ou seja, deixamos isso acontecer, de uma forma natural.
Poderia aqui transcrever a definição de hipnose, inserida em múltiplas publicações, vcs depois podem pesquisar isso, prefiro descrevê-la de uma forma simples e pessoal.
O que significa Relaxar …
Ninguém pode obrigar alguém a relaxar-se, isso tem de vir de uma aceitação, aceitação do nosso íntimo. No caso do relaxamento induzido, ter também confiança e sentir segurança em quem nos está a induzir.
Pessoas há que querem relaxar-se e não o conseguem … não conseguem se desligar dos stresses e dos bloqueios, não têm a mente preparada para conseguirem criar um momento de paz mental, ou seja, conseguirem canalizar e focalizar a sua atenção, no sentido da sua libertação interior.
A hipnose em si nada faz, ela somente proporciona uns momentos de relaxamento e calma.
Mas é através desse estado que com técnicas adequadas, se consegue interagir ao nível do subconsciente que é onde residem as chamadas perturbações mentais e programas mentais negativos.
Independentemente do acima referido, á casos em que o relaxamento é perturbado por causas externas. Não me estou a referir a barulhos ou ruídos de ordem física.