Distúrbios
O que são questões dissociativas
São questões que se prendem com estados de alteração da personalidade, as quais surgem sem motivo aparente e muitas vezes fora do contexto em que a pessoa se encontra.
Se a pessoa faz ou diz coisas que depois fica confusa de as ter dito ou feito, estamos perante uma questão dissociativa.
Tudo isto tem a ver com uma sensação de despersonalização, a pessoa sente que está – mas não está, é como que sentir que algo diferente de si mesma, por vezes está no controlo da sua mente …
O ter pensamentos e emoções estranhos á sua forma de pensar e estar, pois todos nós sabemos como a nossa personalidade reage por sua natureza, são situações de denunciam uma provável questão dissociativa.
Neste quadro se incluem os ataques de pânico, surtos psicóticos e outros.
Situações de ver vultos, sentir algo á sua volta, ter premonições, etc,. tem a ver com uma particularidade da pessoa (capacidades parapsíquicas).
Antigamente a psiquiatria denominava essas questões dissociativas, como DPMs, depois passou a denominá-las como DDIs, personalidade bordeline, etc. agora, parece que já lhes chamam outros nomes.
A cada congresso internacional de psiquiatria, aparecem novos rótulos para velhas questões, lá dá-se asas á criatividade imaginária e cada qual com nome mais pomposo do que o anterior.